separador

Atividades diversificadas marcam férias das crianças de Mire de Tibães

feriasnomosteiroPor estes dias, várias crianças e jovens da Freguesia de Mire de Tibães têm vivido uma semana de férias rica em conhecimento e em contacto com a natureza graças aos dias que têm passado no Mosteiro de Tibães. A Junta de Freguesia, o Mosteiro e o Grupo de Jovens de Mire de Tibães associaram-se em várias iniciativas e durante uma semana têm estado ao serviço das crianças da freguesia que vão conhecendo ao pormenor o Mosteiro. Já para os lados do Jardim de Infância do Carrascal, a tarde foi mais doce com os meninos daquele JI a fabricarem bombons de chocolate.

José Magalhães, Presidente da Junta de Freguesia de Mire de Tibães, explica que o património da Freguesia deve estar sempre ao dispor da freguesia e que o mesmo deve ser rentabilizado através deste género de parcerias.

“Estas crianças dispõem de um espaço único no Concelho. O trabalho e cooperação constante entre a Junta de Freguesia, os grupos e instituições de Mire de Tibães devem ser dinâmicos para benefício de todos. Agradeço uma vez mais ao Mosteiro de Tibães que se tem mostrado disponível para estas atividades e ainda ao Grupo de Jovens desta freguesia, que de facto nos deve deixar muito orgulhosos. De resto, esta é mais uma medida de âmbito social na qual a Junta de Freguesia apostou e que tem como principal objetivo atribuir uma ocupação útil às nossas crianças”, disse o autarca.

Explorar o desconhecido bem que poderia ser o lema do projeto ‘Campo de Férias’ organizado pela Junta de Freguesia, pelo Mosteiro e pelo Grupo de Jovens de Mire de Tibães. Estão igualmente envolvidos nestas atividades alguns voluntários e grupos que pontualmente participam nestas iniciativas. Trata-se do caso do Grupo ‘Saúde oito’ e ‘Aventura da Saúde’, que monitorizam técnicas de orientação e sobrevivência.

“Esta atividade conjunta entre o Mosteiro e a Junta de Freguesia de Mire de Tibães, que conta ainda com a participação do Grupo de Jovens da freguesia, consiste na exploração de espaços internos do Mosteiro por vezes não acessíveis ao público e nomeadamente a estas crianças que já o conhecem, porque já participaram em inúmeras atividades que por aqui acontecem. Na parte da manhã estivemos a conhecer os espaços desconhecidos do interior do Mosteiro e da parte da tarde fizemos uma visita à cerca. Tudo isto fora dos circuitos de visita aos quais a maioria das pessoas está habituada”, explicou Joaquim Loureiro, Técnico do serviço educativo do Mosteiro de Tibães.

Já Alexandra Silva explica que estar ao serviço da comunidade é o principal objetivo do Grupo de Jovens de Tibães.

“Esta ideia do Grupo de Jovens serve para fazermos algo para a comunidade; para não estarmos fechados entre nós, conseguindo dar um bocadinho de nós aos outros. Então este ano tivemos a ideia de fazer o Campo de Férias e temos feito muitas atividades didáticas para estas crianças usufruírem de uma ocupação útil nas suas férias”, disse a Alexandra Silva, do Grupo de Jovens.

Tarde produtiva no JI do Carrascal

No Jardim de Infância do Carrascal a tarde foi dedicada à produção de bombons de chocolate. Tratou-se de uma iniciativa desenvolvida pelas Atividades de Apoio e Animação à Família (AAAF), que envolveram ainda alguns membros da Junta de Freguesia e uma mãe que voluntariamente se ofereceu para ajudar a proporcionar uma tarde muito doce a todas as crianças.

Desde já agradecemos a divulgação que esta matéria informativa possa merecer nos vossos meios de comunicação.