separador

Comunicado - Reação às posições do Grupo Folclórico, PS e CDU de Mire de Tibães

ComunicadoFace às recentes notícias publicadas na imprensa local, que refletiam as posições do Grupo Folclórico de Tibães, do Partido Socialista e da CDU de Mire de Tibães sobre uma Proposta apresentada em Assembleia de Freguesia realizada a 27 de Setembro de 2015, o atual Executivo da Junta de Freguesia de Mire de Tibães sente-se na obrigação de deixar clara a sua posição referente aos factos relatados.

Primeiramente, e contrariamente ao que PS afirmou, a Proposta apresentada não se trata de nenhuma promessa eleitoral, uma vez que o Grupo Folclórico de Mire de Tibães já possui uma sede própria, providenciada pela atual Junta de Freguesia. Atualmente o grupo tem uma sala para uso exclusivo, como nunca teve. A Proposta objetivava única e exclusivamente a melhoria de condições para a coletividade.

Ainda sobre a Proposta, o Executivo da Junta de Freguesia considera estarem reunidas todas as condições para que a sede ideal que o Grupo Folclórico sempre almejou possa ser uma realidade. O Parque de Jogos ‘25 de Abril’ está hoje equipado com novos balneários que servem perfeitamente duas equipas de futebol mais a equipa de árbitros. Esta é uma realidade verificada praticamente em todos os parques desportivos do Concelho. Também o Grupo Folclórico demonstrou interesse na melhoria das condições da sua sede, o que deita por terra os argumentos apresentados pelo PS e CDU sobre a deficiência de condições do espaço em questão. Melhor do que ninguém, o Grupo Folclórico de Mire de Tibães fala com propriedade sobre as suas necessidades e já fez saber que os antigos balneários, depois de intervencionados, seriam o local ideal para a sua nova sede.

A Junta refuta ainda o argumento apresentado pelos socialistas de que transformar os antigos balneários na sede do Grupo Folclórico iria prejudicar o possível retomar das atividades por parte da Associação Cultura e Desporto de Tibães. A ACDT será sempre bem-vinda e poderá utilizar as novas instalações existentes.

Igualmente errada é a ideia corroborada pela CDU que insinua uma postura discriminatória da Junta de Freguesia face aos grupos e associações de Mire de Tibães. Se tal prática vigorou noutros tempos, hoje isso não acontece e todos os grupos que trabalham em prol da freguesia são apoiados de igual forma. Desde o primeiro dia em funções, o atual Executivo tem acompanhado e auscultado todos os grupos, promovendo várias reuniões e encontros de trabalho.

O Executivo da Junta de Freguesia lamenta que não tenha sido aprovada a Proposta que iria permitir que o Grupo Folclórico possuísse a sede que tanto desejava, e que representava uma oportunidade de reconhecimento pelo excelente trabalho que esta coletividade tem realizado em benefício de Mire de Tibães.

Contudo, a Junta de Freguesia irá manter a sua postura de apoio à cultura e a todos os grupos existentes, incentivando-os a continuar a desenvolver as suas atividades e procurando soluções que possam servir quem torna, através das mais variadas atividades, Mire de Tibães uma freguesia dinâmica. 

Executivo da Junta de Freguesia de Mire de Tibães

25/10/2015