Xadrez também serve para desenvolver capacidades das crianças
No âmbito do 2.º Torneio de Xadrez, que decorre por estes dias no Mosteiro de Tibães, as crianças do jardim-de-infância do Carrascal tiveram a oportunidade de contactar pela primeira vez com o jogo. A iniciativa promovida pela Junta de Freguesia de Mire de Tibães e pela organização do torneio pretende sensibilizar a comunidade para as vantagens que o xadrez introduz no ensino das crianças.
As crianças do jardim-de-infância do Carrascal tiveram a oportunidade de aprender a jogar Xadrez, um jogo que segundo David Fernandes, presidente-fundador do Clube de Xadrez de Braga, é uma ferramenta de ensino valiosa.
“O xadrez é tão importante para aprendizagem das crianças que foi implementada uma norma europeia que sugere a introdução do xadrez no ensino, em particular no primeiro ciclo. São inúmeras as vantagens. O xadrez deve ser ensinado desde cedo porque desperta todo um conjunto de capacidades, nomeadamente no que diz respeito à concentração ou até na tomada de decisões, o que é muito importante”, disse.
José Magalhães, presidente da Junta de Freguesia de Mire de Tibães, que marcou presença no evento, elogiou a organização do torneio e referiu que Mire de Tibães é cada vez mais um polo de atração para novas atividades.
“Em boa hora o Clube de Xadrez de Braga abeirou-se do Mosteiro e da Junta de Freguesia, que também apoia esta iniciativa, para organizar este torneio que vai ganhando maior dimensão. Mire de Tibães vive tempos de grande dinamismo, com várias atividades que atraem muitas pessoas à freguesia. A Junta procura ser um agende ativo para que esse dinamismo continue a existir”, disse o autarca.
No que concerne ao torneio, o número de participantes duplicou em relação à edição do ano passado e o próximo ano já se encarregou de introduzir um novo objetivo.
“Contamos com uma participação de 33 pessoas e temos jogadores da vizinha Espanha. O objetivo desta edição passa por tornar este torneio apetecível a nível mundial. Para isso tentaremos introduzir o torneio na agenda da Braga capital ibero americana da juventude, que irá decorrer em 2016”, disse David Fernandes.