separador

Tratamento de resíduos afeta e preocupa moradores

poluiçãoTomando conhecimento do descontentamento demonstrado pelos moradores da rua Visconde de Ruães, em Mire de Tibães, que estão preocupados com a poluição e o ruído provocados pela empresa de tratamento de resíduos Semural localizada a escassos metros das habitações, a Junta de Freguesia de Mire de Tibães e a Câmara Municipal de Braga acionaram um conjunto de contactos junto de várias entidades no sentido de encontrarem uma solução para o problema. Altino Bessa, vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Braga, e José Magalhães, presidente da Junta de Freguesia de Mire de Tibães estiveram no local para ouvir a população.

Partículas no ar, acumulação de lixo e de insetos, excesso de barulho são alguns dos transtornos que têm afetado diariamente os moradores da rua Visconde de Ruães, que temem pela sua saúde. Depois de apresentarem algumas queixas sem resultados, prometem continuar a reivindicar uma solução para o problema. A Junta de Freguesia também está preocupada e já intensificou os contactos com várias entidades.

O vereador da CM Braga explicou que o primeiro passo será identificar exatamente a perigosidade deste tipo de resíduos junto das entidades competentes e lamenta a localização da fábrica junto das habitações.

Deixando a garantia que não irão baixar os braços, os moradores afetados pela empresa que opera há cerca de oito anos, com a intensificação da atividade de ano para ano, ultimaram um abaixo-assinado que foi anexado às suas próximas queixas.