separador

Ação educativa permite reflorestar Mire de Tibães

florestarNo dia da floresta autóctone, 23 de Novembro, e no âmbito do programa municipal “Florestar Braga”, a Junta de Freguesia de Mire de Tibães, a Câmara Municipal de Braga e a Triformis promoveram em conjunto uma atividade que permitiu plantar árvores na freguesia de Mire de Tibães. A iniciativa envolveu todas as crianças dos jardins-de-infância de Ruães e do Carrascal, contando também com a colaboração da educadora do JI de Ruães.

As crianças das Atividades de Animação e Apoio à viveram uma tarde didática, que serviu o objetivo de promover a preocupação com o meio ambiente. Altino Bessa, vereador do ambiente da CMB, e José Magalhães, presidente da JF de Mire de Tibães, também estiveram presentes na iniciativa.

Altino Bessa congratulou a Junta de Freguesia de Mire de Tibães e a Triformis por aderirem sem hesitações ao programa ‘Florestar Braga’, explicando que “a preocupação ambiental é uma obrigação de todos”.

O presidente da Junta de Freguesia de Mire de Tibães, José Magalhães, falou numa oportunidade de fomentar, junto dos que representam o futuro, a responsabilização de todos no que concerne às questões ambientais. “Vemos com bons olhos a ação municipal, muito ativa nesta área, e também o interesse da Triformis em dar volume a este tipo de iniciativas. A Junta de Freguesia considera fundamental envolver as escolas de Mire de Tibães num processo de responsabilização pelo meio ambiente e, por outro, será sempre um agente ativo neste tipo de iniciativas”, disse o autarca.

Natália Costa, administradora da Triformis, começou por agradecer à autarquia local por ter lançado o convite e por agradecer à CM por tornar possível esta iniciativa com a cedência das árvores.

“Que seja uma responsabilidade de todos a reflorestação e a preservação do meio-ambiente. Nesse sentido, na Triformis teremos muitas iniciativas ao longo do próximo ano dentro deste âmbito. Estamos sempre recetivos a este tipo de iniciativas. Tudo isto não seria possível se não houvesse uma colaboração, uma partilha e uma responsabilidade de todos naquilo que é a reflorestação e a responsabilidade com o planeta”, disse.