separador

“Biblioterapia para Idosos” em Mire de Tibães

leituras

A pedido da Junta de Freguesia de Mire de Tibães irá iniciar-se o projeto "Leituras com vida dão alma às juntas de freguesia de Braga - Biblioterapia para idosos”, no próximo dia 23 de Maio, às 15 horas, nas instalações do Centro Social de Tibães. Esta atividade deverá acontecer uma vez por mês, coincidindo sempre a uma sexta-feira. Pensando na ocupação construtiva da população, a Junta de Freguesia de Mire de Tibães decidiu aderir a este programa apoiado pelo Município de Braga, que providencia o transporte das animadoras da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva às freguesias aderentes.

Ensinar a socializar, recrear, formar, informar, educar a atenção, enriquecer a linguagem, estimular a imaginação e a inteligência, despertar e apaziguar emoções e sentimentos, desenvolver o sentido de compreensão e  simpatia humana e despertar o senso estético-literário, é o que ser propõe através da realização de diversas atividades de animação lúdica, baseadas em jogos, em leituras, jornais, revistas, filmes e música.

O projeto baseia-se numa cooperação estreita entre a Equipa da Biblioteca, do Município de Braga, em articulação com os trabalhadores da Junta de Freguesia. A estratégia passará essencialmente por associar o livro e a leitura a jogos de interação, socialização, de percepção e sensibilização, de memória, reconhecimento de formas e sons, jogos interativos sobre a língua e cultura portuguesa, jogo lexical, jogo de vocabulário por tema, de representação artística (oficinas e dramatizações), oficinas de escrita e expressão plástica.

O ponto de partida será sempre o livro apresentado de forma clássica (em papel e completo). Daqui se partirá para as outras formas de expressão.