Mire de Tibães celebra dia da Freguesia com programa variado
A Freguesia de Mire de Tibães estará em festa entre os dias 4 e 7 de Setembro, com várias atividades que assinalam do Dia da Freguesia. A iniciativa organizada pela Junta de Freguesia ,que convida toda a população a participar nestas atividades, tem como principal objetivo homenagear a história de Mire de Tibães. José Magalhães, presidente da Junta de Freguesia, explica que esta iniciativa está inserida na política de cooperação desenvolvida junto dos grupos e movimentos da freguesia.
“Decidimos avançar com esta atividade porque em Mire de Tibães não havia o culto de celebrarmos os nossos costumes e as nossas tradições, através de um dia que simbolize a dinâmica das nossas gentes. Sempre afirmamos que seria para as pessoas e com as pessoas que iríamos trabalhar. Esta é mais uma atividade onde isso acontece, com vários grupos da freguesia a demonstrar que Mire de Tibães é uma freguesia com muita vida”, refere José Magalhães.
Porque o património também não foi esquecido, o Mosteiro de Tibães será o palco das atividades que compõem um programa bastante variado. As celebrações arrancam no dia 4, quinta feira, a partir das 20H30, com a homenagem aos cidadãos de Mire de Tibães já falecidos – visita ao cemitério e eucaristia comemorativa do dia da freguesia, no Mosteiro de Tibães. Pelas 21h45, na sala da cavalariça do Mosteiro de Tibães, é tempo de “Música e História sobre o Foral de Tibães”, com um Sarau.
As comemorações prosseguem no dia 5, sexta feira, com uma tertúlia sobre os oito fatores de saúde, com especial enfoque no fator ar. A música volta pelas 22H00, com o grande concerto de Hugo Torres e ACIJE. Este dia de atividades irá decorrer no claustro da eira, no Mosteiro de Tibães.
Com o objetivo de explorar e dar a conhecer a história e origens da freguesia, o dia 6, sábado, começa com uma atividade ao ar livre: a caminhada “Pelos Marcos de S. Martinho”. Pelas 21H00, no adro da igreja do Mosteiro de Tibães, a festa prossegue com uma Grande Noite de Fados. Os fadistas Ivone Apolinário, Paula Barroso, Isa de Castro, Conceição Brito, João Brás e os acompanhantes Manuel e Henrique Lima darão conta do recado, proporcionado com toda a certeza uma noite memorável a todos os presentes.
As celebrações encerram no dia domingo, dia 7, com duas atividades: às 15H00 acontece a tertúlia “Tibães: Memórias da Maçã Porta da Loja”, na sala da cavalariça, Mosteiro de Tibães; e no largo do Mosteiro, pelas 16H30, o encerramento ficará marcado pela representação etnográfica das desfolhadas e vindimas pelo Grupo Folclórico de S. Martinho de Tibães. Nesse dia não faltará o convívio e a confraternização com um lanche para toda a população participante e insufláveis para as crianças.