Desfolhada no Mosteiro de Tibães atrai muita gente
Centenas de pessoas participaram, este fim de semana, na habitual desfolhada do milho organizada pelo Mosteiro de São Martinho de Tibães, que contou com o apoio da Junta de Freguesia. A iniciativa realiza-se há cerca de 12 anos e tem atraído os moradores da freguesia e muitos outros bracarenses que fazem questão de conhecer esta tradição antiga típica da região Norte.
Miúdos e graúdos participaram na desfolhada, contribuindo para um convívio que se alongou até a final da tarde de sábado. Os mais experientes davam a lição aos mais novos e a desfolhada lá ia progredindo. Para além do apoio da Junta de Freguesia, a iniciativa contou igualmente com o contributo da Associação Juvenil Aventura da Saúde, do Grupo Folclórico de S. Martinho de Tibães, bem como de alguns estabelecimentos comerciais da região.
Depois da desfolhada, houve ainda tempo para recuperar as forças com um lanche servido a todos os participantes. Neste repasto oferecido pela Junta de Freguesia, não faltaram as sardinhas assadas, febras, pão de milho, vinho e castanhas. A animação da iniciativa ficou a cargo do Grupo Folclórico de S. Martinho de Tibães, que contagiou os presentes com muita música e bailarico. José Magalhães, presidente da Junta de Freguesia de Mire de Tibães, explica que a iniciativa foi um sucesso muito por culpa da dinâmica que se tem criado no Mosteiro.
“Está um belo dia e verificamos que muitas pessoas aderiam a esta iniciativa que tem como objetivo principal fazer com que os participantes revivam uma tradição antiga. Julgo que as constantes iniciativas aqui promovidas vão atraindo ainda mais pessoas a Mire de Tibães. A Junta de Freguesia também tem apostado nesta colaboração constante, promovendo iniciativas diversas ao longo de todo ano”, explicou o presidente.
Por sua vez, Joaquim Loureiro, técnico do serviço educativo do Mosteiro de Tibães, refere que o relembrar da tradição aliado ao convívio têm sido fatores que marcam a iniciativa que se realiza há mais de uma dezena de anos.
“O Mosteiro de Tibães já realiza a desfolhada há mais de 12 anos. Tentamos retratar um pouco daquilo que se passava há alguns anos também aqui nesta localidade, em que foram esquecendo um pouco esta tradição. Portanto, temos essa intenção de atrair as famílias para reviverem esta desfolhada. Durante a semana temos as desfolhadas abertas para o público escolar e este fim de semana convidamos toda a gente a desfolhar no campo, connosco, e aproveitamos para viver um grande convívio”, explicou Joaquim Loureiro.