Livro ‘Braga Top-Secret: Segredos de Braga’ apresentado em Mire de Tibães
A mais recente obra de Eduardo Pires de Oliveira ‘Braga Top-Secret: Segredos de Braga’ foi apresentada, no passado sábado, no restaurante Martins, em Mire de Tibães. A publicação, que aborda as ‘pequenas coisas’ que muitas vezes passam ao lado da atenção das pessoas, contou com o apoio da Junta de Freguesia de Mire de Tibães. O evento ficou igualmente marcado pela degustação da maçã Porta da Loja, um dos segredos revelados no livro.
“O livro ‘Segredos de Braga’ é um murro nos queixos do que se costuma fazer em livros. Normalmente são livros com pompa e circunstância, são livros sobre os grandes monumentos e nós quisemos mostrar que há outras coisas pequeninas, outras coisas que são tão importantes quanto as grandes e que existem um pouco por todo lado. Muitas delas estão à vista das pessoas, mas muitas vezes as pessoas não as veem”, explicou Eduardo Pires de Oliveira, acrescentando que a apresentação aconteceu em Tibães devido ao apoio prestado pela Junta de Freguesia e ainda devido à maçã Porta da Loja, “possivelmente originária de Tibães”.
As dezenas de pessoas que se deslocaram a Tibães para a apresentação do livre tiveram ainda a oportunidade de apreciar a maçã Porta da Loja no borralho, uma especialidade da região. Poderá contar com muitos outros segredos na obra ‘Braga Top-Secret’.
José Magalhães, presidente da Junta de Freguesia de Mire de Tibães, que esteve presente na apresentação do livro, explica que a autarquia tem estado aberta e recetiva para apoiar iniciativas, movimentos e obras que valorizem o legado da freguesia.
“Decidimos apoiar esta obra, que de resto aconselho a todas as pessoas que têm um carinho especial pela cidade de Braga, por se tratar de um livro que aborda a freguesia de Mire de Tibães, nomeadamente a maçã Porta da Loja. Já não é a primeira vez que o fazemos, pois devemos aproveitar os contributos de especialistas que de certa forma também prestam o seu serviço às populações, dotando-as de ferramentas para que possam efetivamente conhecer a sua história. Por outro lado, esta obra aborda um produto – a maçã Porta da Loja -, que pretendemos continuar a potenciar através de várias iniciativas”, disse José Magalhães.