Palestra sobre ‘Alimentação Saudável’ sensibiliza comunidade escolar de Mire de Tibães
A sala da cavalariça, no Mosteiro de Tibães, recebeu, a meio desta semana, dia 28, uma palestra sobre ‘Alimentação Saudável’. A atividade organizada em conjunto pela Junta de Freguesia de Mire de Tibães e Associação de Pais e Encarregados de Educação, que contou com a participação de vários oradores especializados em diversas áreas ligadas ao tema, teve como principal objetivo sensibilizar a comunidade escolar para as boas práticas e hábitos de alimentação.
Porque a alimentação saudável vai muito para além daquilo que comemos, a palestra contou com quatro profissionais de distintas áreas que se complementam para a obtenção de um conjunto de hábitos recomendáveis. O painel de oradores foi então composto pela nutricionista Maria João Correia, pelo enfermeiro Miguel Ribeiro - que abordou questões relacionadas com a higiene oral -, pela psicóloga Joana Santos e ainda pelo professor de Educação Física Vítor Pimenta.
Sandra Sousa, da Associação de Pais e Encarregados de Educação de Mire de Tibães, que encerrou a palestra, falou da importância destas iniciativas, deixando a entender que no futuro muitas outras poderão vir a acontecer.
“Esta iniciativa partiu de um convite da Junta de Freguesia de Mire de Tibães para em parceria realizarmos esta iniciativa, que também pretendemos que se enquadre num conjunto de iniciativas a fazer no futuro, sempre na perspetiva da comunidade escolar ser favorecida. Neste caso, o que interessava era que as famílias pudessem mudar alguns hábitos alimentares, ajudando os pais a introduzir uma alimentação saudável lá em casa. Esta temática sobre a alimentação foi de facto pertinente e as apresentações por parte dos profissionais presentes foram muito importantes”, referiu Sandra Sousa.
José Magalhães, presidente da Junta de Freguesia de Mire de Tibães, que abriu a sessão, explica que estas iniciativas acabam por beneficiar a comunidade escolar.
“Esta palestra contou com os fortes contributos de quatro profissionais de áreas afetas ao tema e acredito que a comunidade escolar, pais, encarregados de educação, professores e alunos ficaram melhor informados sobre os benefícios de uma alimentação saudável na vida das crianças. Esta iniciativa acabou por resultar da relação próxima que a Junta de Freguesia mantém com a Associação de Pais e Encarregados de Educação, esperando-se obviamente a realização de muitas outras que possam de algum modo beneficiar a comunidade escolar”, referiu José Magalhães.